Make your own free website on Tripod.com
Surfe Brasil
Evolução das pranchas

Home

História do surfe
Evolução das pranchas
Anatomia da prancha
Mantenha sua prancha em bom estado
Tipos de pranchas
Fabricação de uma prancha de surfe
Dicas para os surfistas
Dicionário do surfe
Fotos
Livro de Visitas
Fale comigo
Sala de bate papo
Links

No começo, as pranchas eram feitas de madeira, de troncos de árvores. Chegavam a pesar 80 kg, tinham 4 metros de altura e não havia quilhas.
Sem dúvida a prancha de surf é um instrumento muito importante na vida de qualquer surfista, existem varios tipos de pranchas de surf: LongBoard, FunBoard, ShortBoard, Gun, Maroleiras entre outras. Antigamente as pranchas eram muito grandes com cerca de 12, 13 pés ou seja eram longs, feitos em maderiti e sem quilhas. Antigamente costumava-se surfar sem leash por isso um australiano que surfara PIPELINE de backside colocava a mão em sua prancha para não cair e não perde-la dai o motivo de se colocar a mão na borda da prancha em tubos de backside, nessa época esse mesmo australiano surfava pipeline com pranchas de 10 pés e 11 quilos, e disse que só poderia entrar na onda em diagonal pois com suas pranchas grandes e pesadas não se poderia fazer a cavada para entrar no tubo, antigamente o Surf só era praticado pelos Reis da polinesia (tahiti, havai etc..). Depois dos longs começaram a ser fabricadas pranchas menores com laminação e pintura por cima da laminação com tinta automotiva, e geralmente eram pranchas vermelhas com raios amarelos ou amarelas com raio vermelho e eram monoquilha, logo depois vieram as bi quilhas , e então tempos depois a mais usada, a Tri quilha desenhada por Simon Anderson, e tem tambem a tetra quilha desenhada pelo surfista brasileiro e big rider conceituado no Hawai Ricardo bocão. Hoje em dia nas pranchas muito grandes para ondas grande que geralmente só tem o drop são mono quilhas. As pranchas de surf ainda estão em evolução!

Dicas
1. Quanto maior, mais larga e mais grossa, maior a flutuação da prancha. Para os iniciantes, é melhor escolher uma prancha com essas características para conseguir remar melhor, se equilibrar e ficar em pé.
2. Os bicos redondos são mais usados por iniciantes e nas escolinhas para evitar lesões.